Entendimento Global é o tema do 7º Encontro de Jovens Cientistas

Temática está associada à proclamação da UNESCO de 2016 como Ano Internacional do Entendimento Global

ENTENDIMENTO GLOBAL

O 7º Encontro de Jovens Cientistas (EJC) terá como temática principal o Entendimento Global. O evento, que será realizado no período entre os dias 09 e 11 de novembro de 2016 na Universidade Federal da Bahia (Ufba), insere-se na campanha da UNESCO de proclamar 2016 como o Ano Internacional do Entendimento Global.

De acordo com a UNESCO, celebrar um ano internacional de entendimento global tem o intuito de promover uma melhor compreensão do impacto global das ações locais para estimular politicas inovadoras que respondam aos desafios globais, como por exemplo, as alterações climáticas, a segurança alimentar ou as migrações. Para a instituição, Entendimento Global pressupõe o refletir a partir de uma perspectiva mundial e intervir no plano local. Para alcançar a sustentabilidade do planeta e propiciar a governança e a transparência, devemos reduzir a defasagem de conhecimentos sobre as ações locais, por um lado, e por outro, seus efeitos mundiais. Esta é, em definição, a meta de um programa destinado a promover o Entendimento Global.

Dentre os objetivos das reflexões acerca do Entendimento Global estão a promoção de uma melhor compreensão global no apoio à cooperação econômica, social e cultural da humanidade, recordar que as ações do dia-a-dia são importantes nas alterações climáticas globais, compreender que o entendimento global baseia-se na investigação comum entre as ciências sociais e naturais e as humanidades, que as mudanças devem começar localmente para alcançar um nível mundial e que as sociedades necessitam de um entendimento global para gerirem a mudança de forma sustentável.

Com o intuito de contribuir nas reflexões, o 7º EJC insere-se na celebração, adotando como sua principal temática o Entendimento Global. Em todas as suas atividades, sobretudo nas conferências, o evento levará as discussões ao objetivo da temática, que tem o intuito de, entre outras coisas, criar uma consciência integral sobre a tradição natural e cultural na ação humana, promover a tomada de consciência da capacidade e das responsabilidades individuais relativas às decisões cotidianas e servir de catalisador para a cooperação transdisciplinar nas práticas sociais.

CONSULTE AQUI O DOCUMENTO NORTEADOR DO ANO COMEMORATIVO!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s