8º Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação condecora professora da Bahia

Josefa Rosimere Lira da Silva conquistou um dos lugares na categoria “Ciência para os anos iniciais do Ensino Fundamental” e foi a única premiada do Estado. Professora leciona em escola municipal e integra programa de educação científica da Universidade Federal da Bahia

Rosimere Lira foi a única professora da Bahia a conquistar o Prêmio Professores do Brasil. Foto: Rejâne Lira

Rosimere Lira foi a única professora da Bahia a conquistar o Prêmio Professores do Brasil. Foto: Rejâne Lira

Mais de 6000 inscritos em todo o Brasil, apenas 40 selecionados: Rosimere Lira, docente da Escola Municipal Irmã Elisa Maria (Salvador, BA) e integrante do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, projeto de educação científica da Ufba, fez parte do grupo de condecorados do Prêmio Professores do Brasil, edição 2014, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). E com um diferencial: única representante do Estado, conquistou um dos lugares na categoria “Ciência para os anos iniciais do Ensino Fundamental” com o trabalho “Construindo Ciência: a experiência da produção de jogos com crianças do ensino fundamental I”.

A iniciativa que levou Rosimere Lira à conquista do prêmio foi realizada na escola municipal onde trabalha durante todo o ano letivo de 2013. O intuito da construção de jogos de tabuleiro com conteúdos de ciências, produto principal da atividade, foi trabalhar de maneira interdisciplinar os temas de ciências numa turma do 5º ano. Os jogos se configuraram como um instrumento pedagógico para facilitar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de habilidades por parte dos estudantes: “A ideia foi oportunizar que os estudantes desenvolvessem competências e habilidades na criação e no desenvolvimento desses jogos educacionais, e também que compreendessem como a ciência está presente no cotidiano ao construir materiais com conteúdos de ciências, mas de maneira interdisciplinar e contextualizada”, explica Rosimere.

Em todo o processo, que durou oito meses, foram construídos oito jogos pelos estudantes, e todos eles contavam com informações sobre o conteúdo, público-alvo, componentes do jogo, como jogar e a bibliografia. Pelo menos 34 estudantes que tinham idade entre 10 e 12 anos participaram de todo o trabalho. E a ação logo gerou resultados: três jogos foram aprovados e apresentados no 4º Encontro de Jovens Cientistas em 2013, e dois deles premiados no mesmo evento.

 

Rosimere Lira considera que o seu trabalho gerou ganho para a comunidade escolar, que é carente de cultura científica, mas acredita que o saldo foi ainda melhor para os estudantes: “O principal benefício para os alunos foi conhecer a metodologia científica e poder ver a concretização do pensamento tomando forma até se tornar um material concreto”, afirma. Os ganhos para si vão além da esfera profissional. A professora destaca os ganhos pessoais oriundos da iniciativa frente às dificuldades encontradas: “Não é fácil fazer algo diferente na escola! Muitas vezes, tão engessada… Realizar um trabalho desses, requer do professor coragem e determinação para não desistir diante das adversidades”, conclui. Com o prêmio conquistado a professora pretende fazer uma viagem para conhecer Portugal e França.

Durante a semana da premiação, todos os professores condecorados tiveram uma intensa programação de atividades, que incluiu visitas aos CEUs (Centro Educativos Unificados) com grandes e significativas trocas de experiências, apresentações dos trabalhos vencedores, tour pela cidade de São Paulo, conhecendo sua história, oficina sobre “Cidades Educadores” e por fim a Cerimônia de entrega dos Prêmios para os 39 professores. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, 11 de dezembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e contou com a presença do Ministro da Educação Henrique Paim, e teve show de abertura de Zeca Baleiro.

Confira o catálogo com os trabalhos dos vencedores do prêmio!

Veja a cobertura do MEC sobre a entrega do prêmio!

Confira as fotos das atividades e da cerimônia de premiação:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s