Começa o 5º Encontro de Jovens Cientistas na Universidade Federal da Bahia

Evento será realizado no período entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 2014, no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

Começou na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, a programação do 5º Encontro de Jovens Cientistas, evento científico voltado a estudantes da educação básica da Bahia e outros estados do país. Com uma programação vasta que inclui a apresentação de trabalhos em modalidades como experimentos, jogos, vídeos, fotografia, peças teatrais e comunicações orais, o Encontro tem como objetivo estimular vocações científicas e promover a divulgação científica entre jovens.

A primeira atividade do evento ficou por conta do navegador baiano Aleixo Belov. O velejador, que deu 4 voltas ao mundo, falou aos jovens sobre a sua última viagem, a bordo do veleiro-escola Fraternidade, em direção à Antártica. Belov estimulou os estudantes a perseguir os seus sonhos: “Cada um tem
que ouvir o seu interior. A pessoa só progride naquilo que gosta, naquilo que ama”, disse.

 

Vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez fez parte da cerimônia de abertura do 5º Encontro de Jovens Cientistas.

Vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez fez parte da cerimônia de abertura do 5º Encontro de Jovens Cientistas.

A cerimônia de abertura teve a participação do vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, que elogiou o evento, considerando a iniciativa como sendo de alta relevância para a universidade, assumindo o compromisso de ‘cuidar’ do Encontro em suas próximas edições, estabelecendo pontes entre a comissão organizadora e a universidade: “Este evento teve a sua concepção na UFBA, e é preciso juntar isso ao pioneirismo desta universidade com a iniciação científica”, explicou. A diretora do Instituto de Biologia da UFBA, Sueli Almuiña, corroborou com as palavras do vice-reitor, afirmando que o evento constitui uma grande esperança para a universidade: “Todos aqui estão dando uma belíssima lição aos professores da universidade que desejam dialogar com a sociedade”, disse.

Também fizeram parte da mesa de abertura a diretora da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, Amanda Fernandes, representando as escolas participantes do evento, a representante da Coordenação Regional de Cajazeiras, Adenildes Lima, e o representante dos conferencistas dessa 5ª edição do Encontro, Giuseppe Puorto. Mirela Medeiros foi a representante dos estudantes, e falou da importância da participação: “Hoje a universidade está nos dando esta oportunidade, e daqui a uns anos daremos esse retorno à universidade”.

Como coordenadora do evento, a professora Rejâne Lira saudou a comissão organizadora, ressaltando o trabalho realizado pelo grupo, e reafirmou a importância da iniciativa, dialogando com os estudantes: “Precisamos quebrar a ideia de que a ciência é sisuda e está apenas voltada a química, física e biologia. A UFBA, com quase 70 anos, tem aberto as portas para  todos para que possamos fazer isso”, concluiu.

Também ocorreu esta manhã o lançamento do primeiro e segundo números da Revista Jovens Cientistas, primeira revista de divulgação científica voltada a estudantes da educação básica na Bahia. A programação dos próximos dias é intensa e inclui mais 3 palestras, além de apresentações em todas as categorias. Para saber mais sobre as atividades, interessados devem consultar a programação: http://encontrodejovenscientistas.com/programacao/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s