Divulgadas as fotos selecionadas para o Concurso Grande Angular: VOTE!

Já foram selecionadas as fotos para participar do Concurso de Fotografia Grande Angular do 5º Encontro de Jovens Cientistas. O concurso, que tem como tema central “Da teoria à prática: a presença das ciências no nosso cotidiano” recebeu inscrições de diferentes imagens, e agora convida todos os participantes do evento para votar em sua imagem preferida.

A fotografia vencedora será agraciada com o Prêmio Jovem na Ciência durante a cerimônia de encerramento do 5º Encontro de Jovens Cientistas, dia 03 de setembro, às 17h, no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação 3 (PAF 3).

Durante o 5º EJC, as fotos estarão expostas, e quem quiser poderá votar no local da exposição. Mas a escolha da foto predileta já começa AGORA! Acesse  o álbum CONCURSO GRANDE ANGULAR no facebook do Encontro de Jovens Cientistas, CLIQUE NA FOTO para abrir e dê o seu “Curtir”. A foto mais curtida ganha um voto a mais no julgamento do concurso!

Não perca tempo, vote agora!

thaynateixeira_1

As raízes da ciência. Foto: Thayná Sampaio

O ser humano sempre respirou ciência. Desde os primórdios, mesmo antes do antropocentrismo, literalmente respiramos ciência. É impossível olhar para algum local em que a mesma não se faça presente! A começar pelo sol que aquece nossa pele, ele é o mesmo que será utilizado pelas plantas. O oxigênio liberado por elas é o mesmo que inalamos, e assim vai – tudo se liga, mesmo que minimamente. A natureza é uma das mais belas confirmações de que a ciência está presente em tudo e de que tudo é ciência. Sua complexidade é esquecida enquanto as folhas se mexem, e por alguns segundos, tudo se simplifica em meio à pura beleza.

 

LuisaCarneiro_3

Ferrovia. Foto: Luisa Carneiro

A imagem mostra o local onde muitos baianos passam parte de seus dias. A imagem de um trem com o Subúrbio Ferroviário ao fundo mostra a realidade do um terço dos soteropolitanos que ali habitam. Parte esquecida e marginalizada da população usa este meio de transporte também esquecido e marginalizado. Aparelho utilizado para fazer a foto: Sony Cyber-shot DSC-H50.

 

douglasrangelly_1

Lente Embaçada. Foto: Douglas Rangelly

A fotografia demonstra como o cientista vê o mundo, através de óculos com lentes embaçadas, olhando sempre para o futuro. Tudo começa a partir da sua observação do mundo. Aparelho utilizado para fazer a foto: Samsung Galaxy SIII

 

LuisaCarneiro_2

Iluminação. Foto: Luisa Carneiro

Lâmpada alemã com quase 100 anos, localizada na Ordem Terceira de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador. Na imagem podemos ver o filamento provavelmente de tungstênio já que o elemento começou a ser usado no início do século passado, data da lâmpada. Antes disso o filamento usado era de carbono. Hoje a lâmpada incandescente não é mais fabricada no Brasil dando lugar as lâmpadas de LED. Isso ocorreu porque as lâmpadas incandescentes fabricam mais energia em forma de calor do que em forma de luz, o que faz o gasto de energia ser 80% menor em LEDs e o tempo de vida útil da incandescente ser muito menor. Aparelho utilizado para fazer a foto: Sony Cyber-shot DSC-H50.

 

LuisaCarneiro_1

Super Lua. Foto: Luisa Carneiro

Fenômeno da superlua, quando a Lua se encontra em uma posição mais próxima à terra, o Perigeu, o que acontece porque o seu movimento de revolução ocorre em elipse. Durante este evento a Lua cheia se torna maior e mais brilhante que as Luas cheias ‘comuns’. Aparelho utilizado para fazer a foto: Sony Cyber-shot DSC-H50

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s