Futebol é tema da revista Ciência & Cultura

ciência e cultura futebolA edição especial sobre futebol da Revista Ciência & Cultura está imperdível! Essa é a dica da divulgadora científica Germana Barata para os seus seguidores nas redes sociais! “Disponível no SciELO a última edição da revista Ciência & Cultura sobre FUTEBOL. Está deliciosa de ler. Mesmo aqueles que não curtem o esporte, belas descobertas sobre a recente profissionalização dos jogadores ou as disputas políticas entre a Fifa e o COI (Comitê Olímpico Internacional) sobre o futebol”. Para acessar o conteúdo da revista, basta clicar no link a seguir: bit.ly/1rbzmDw

Para saber mais sobre as reportagens e artigos da edição sobre futebol, confira abaixo o editorial da Marcelo Knobel para a edição sobre futebol da Revista Ciência & Cultura!

A grande expectativa que envolve o Brasil para a realização da Copa do Mundo, evento com impactos sociais, econômicos, políticos e culturais, motivou a revista Ciência e Cultura a dedicar seu Núcleo Temático ao futebol, um tema de interesse de grande parte da população mundial e, também, de muitos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Coordenado pelo professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bernardo Buarque de Hollanda, que é também editor da revista Esporte & Sociedade, o dossiê buscou selecionar textos que, no seu conjunto, proporcionassem uma abordagem multidimensional do evento, considerando seus diferentes aspectos e sua enorme abrangência. São milhares de pessoas, com maior ou menor grau de envolvimento, espectadores, trabalhadores, empresários, estudantes, comunicadores, esportistas ou não, que têm suas rotinas alteradas de alguma forma. Ainda sob o impacto dos 50 anos do golpe militar no Brasil, na seção “Tendências” a presidente da SBPC, Helena B. Nader, fala sobre o papel da entidade na luta pela democratização do país. Em “Artigos & Ensaios”, um painel histórico da primeira biblioteca de medicina do Brasil. Nas outras seções da revista, notícias e reportagens que mostram os impactos benéficos da ciência, da tecnologia, da inovação e de ações culturais. São informações sobre construções de túneis submersos – um deles unindo pela primeira vez dois continentes -, avanços importantes na medicina, conservação da biodiversidade, novas possibilidades para ações culturais e até o incremento de negócios com a redescoberta da cachaça brasileira. Um conto de João Silvério Trevisan completa e fecha este número. Boa leitura!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s