Conheça os conferencistas do 5º Encontro de Jovens Cientistas!

O 5º Encontro de Jovens Cientistas espera quatro grandes personalidades para participar do Ciclo de Conferências “O ser humano da ciência”. Os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer as carreiras científicas desses palestrantes, e desfrutar de momentos de bate papo que servirão de grande estímulo para suas vidas pessoais e profissionais. Conheça os cientistas que vão abrilhantar o Encontro!

bojanicAlan Bojanic: Engenheiro agrônomo, boliviano, Bojanic é o chefe do escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil. A ONU determinou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, e o cientista conversará com os participantes sobre esta iniciativa. Desde que assumiu a chefia da FAO no Brasil, Bojanic já inaugurou escritórios da entidade no país, e um deles é no Nordeste. Um dos objetivos da sua chefia na FAO Brasil é disseminar o modelo de produção brasileiro em regiões com grande potencial agrícola, especialmente na África e na América Central. “O Brasil terá papel fundamental nesta luta para alimentar um planeta com 9 bilhões de habitantes”, diz.

belovAleixo Belov: Engenheiro e navegador, Aleixo Belov já deu quatro voltas ao mundo cruzando o oceano! Antes de chegar ao Brasil, Belov, que nasceu na Ucrânia em 1943, passou por diversos países como Polônia, Alemanha e Itália, até se fixar na Bahia aos seis anos de idade. Em 1981, obteve o reconhecimento da Marinha do Brasil como o primeiro navegador brasileiro a completar, em solitário, uma viagem de circunavegação. Para esta jornada, o engenheiro passou por 17 portos onde pôde aprender um pouco sobre os costumes e as tradições de cada localidade. E a paixão por aventura não parou por aí: ele ainda empreendeu mais três grandes viagens marítimas. Em outubro de 2011 o navegador completou sua 4ª volta ao mundo, desta vez a bordo do veleiro-escola “Fraternidade”, especialmente construído para esta viagem. Desta vez, ele foi acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas, tendo zarpado de Salvador em janeiro de 2010.

puortoGiuseppe Puorto: Biólogo, Puorto é reconhecido como umas das principais referências em estudos, ensino e pesquisa sobre animais peçonhentos no Brasil. É diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo, e herpetologista praticante, estudando há cerca de 40 anos todos os aspectos sobre as serpentes. Mas para chegar onde está, foram muitos desafios enfrentados, inclusive com a família. No entanto, após sofrer com a resistência dos pais no início da carreira, aos poucos o medo cedeu espaço à admiração. Hoje, o cientista é visto como corajoso pelos seus pais, irmãs, esposa e filho.  Giuseppe Puorto escreveu na 1ª edição da Revista Jovens Cientistas. Leia!

marandinoMartha Marandino: Bióloga por formação, Martha Marandino é uma das maiores referências sobre Museus e Divulgação Científica em todo o território nacional. Professora na Universidade de São Paulo (USP), Marandino discute principalmente sobre ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica. Dentre as reflexões que estimula no seu trabalho acadêmico, está o entendimento das especificidades da educação dentro dos museus. De acordo com a pesquisadora, embora os museus guardem muitas semelhanças com a escola no que se refere aos processos educativos, esses espaços possuem características particulares que implicam num tipo de educação específica, nomeada de educação não formal. O Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, projeto promotor dos Encontros de Jovens Cientistas, nasceu e funciona dentro de um Museu de Ciências, o que já demonstra a dinâmica existente nestes  espaços. Martha Marandino nos ajudará a compreender a importância de toda esta dinâmica!

Aguarde: em breve entrevistas com os nossos conferencistas!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s