QUE TIPO DE JOVEM CIENTISTA VOCÊ É?

Por Matheus Vianna e Emile Conceição* 

 

Estudantes que apresentaram trabalhos científicos no Gabinete de Curiosidades Científicas, atividade do 4º Encontro de Jovens Cientistas, falaram um pouco sobre como começaram a se interessar por ciência e porque desejam se tornar cientistas. Conheçam alguns deles!!!

 

Mateus ao lado de sua orientadora Silvia (Foto: Sophia Moraes)

Mateus ao lado de sua orientadora Silvia (Foto: Sophia Moraes)

Mateus Jesus dos Santos – 15 anos

Estudante do Centro Estadual de Educação Profissional em Processos Industriais (CEEP) Newton Sucupira, Mateus está no Primeiro ano do Ensino Médio no curso de Eletrotécnica e seu projeto apresentado no 4º Encontro de Jovens Cientistas foi “Produção de Biodiesel a partir do azeite de dendê utilizado na feitura do acarajé”. Esse projeto, orientado pela professora Silvia Leticia Bispo dos Santos, serviu de estímulo para que o estudante se interessasse pelo trabalho no laboratório. “Sempre fui bem em Ciências, quero fazer Engenharia Química, mas, primeiramente, pensei em trabalhar em um laboratório de análises clínicas” afirmou Mateus.

 

Ananda Ribeiro (Foto: Sophia Moraes)

Ananda Ribeiro (Foto: Sophia Moraes)

Ananda Pinheiro Oliveira Ribeiro – 14 anos

Estudante do Colégio Antônio Vieira, cursando o 9º ano do ensino fundamental, apresentou no 4º Encontro de Jovens Cientistas, juntamente com colegas, o projeto “Bagaço de cana de açúcar: Alternativas para o gerenciamento de resíduos”. Filha de engenheiro elétrico, ela pensa em cursar Engenharia Mecatrônica. “Esta é uma área que está crescendo e sempre me interessei por Ciências e Matemática”, analisou Ananda.

 

Maria Beatriz ao centro (Foto: Sophia Moraes)

Maria Beatriz ao centro (Foto: Sophia Moraes)

Maria Beatriz Cavalcante – 13 anos

Estudante do 8º ano do ensino fundamental no Colégio Antônio Vieira, apresentou, com mais duas colegas, o projeto “Camaleão Químico – Experiências químicas de mudança de cor”.  Após passar um ano no exterior e ter um maior contato com as ciências na escola, já tem certeza que vai fazer ciência no futuro. “Penso que a ciência ajuda a melhorar a vida das pessoas, como descobertas de curas de doenças, e é isso que eu penso em fazer no futuro” contou Beatriz.

 

Willian e Helen com sua professora Rosimere Lira (Foto: Sophia Moraes)

Willian e Helen com sua professora Rosimere Lira (Foto: Sophia Moraes)

Willian Alves Costa e Helen Mariana Silva – 10 e 11 anos

Estudantes da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, apresentaram o projeto: “Acidentes com animais peçonhentos”, orientados pela professora Rosimeire Lira. O desejo de Willian é se tornar um engenheiro eletrônico e esse interesse nasceu a partir do contato com ciências fora da escola. “Eu passei a gostar de ciências assistindo vídeos na internet sobre vários temas e assistindo programas na televisão”, afirmou Willian. Já Helena sempre gostou de animais e o projeto intensificou esse interesse. ”Este trabalho aumentou meu interesse pela área de Biologia e é isso que eu quero fazer no futuro”, concluiu Helena.

 

Ana Victória e Júlia Bianca (Foto: Sophia Moraes)

Ana Victória e Júlia Bianca (Foto: Sophia Moraes)

Ana Victória Oliveira e Júlia Bianca de Oliveira – 11 e 10 anos

Estudantes da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, apresentaram, sob orientação da professora Rosimeire Lira, o trabalho “Direção: Norte ou Sul?”. As duas estão tendo o primeiro contato com as ciências e esse projeto já incentivou as alunas a seguirem a carreira de cientista. Ana Victória, que pensa em fazer Física, falou: “Através da ciência podemos transformar materiais, como uma garrafa pet, em coisas que poderão ser utilizadas durante muito tempo”. Já Júlia, mais interessada por animais, pensa em ser bióloga. “Quero aprender mais sobre animais e a natureza, que eu sou apaixonada” contou a aluna.

 

* Estudantes de Jornalismo da Ufba, estagiários da Agência de Notícias em Ciência, Tecnologia e Inovação e colaboradores do 4º Encontro de Jovens Cientistas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s